“Prudência e pureza andam de mãos dadas”
Reflexões de uma filha adolescente “Prudência e pureza andam de mãos dadas”
Com certeza, todos já ouvimos alguma vez a história de José. “² Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.³ E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.⁴ Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” Gênesis 37:2-4 Então, José é levado como escravo para o Egito, onde é comprado por Potifar. Como vemos em Gênesis 39, José se destaca pelo seu serviço, e também chama a atenção da mulher de Potifar. “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.” Provérbios 27:12 (NVI) Em José vemos justamente a primeira parte desse versículo. De forma literal, inclusive.
Considerando que José era só um escravo, que ele era propriedade de Potifar, que ele estava a quilômetros de distância do pai, e que a mulher de Potifar era uma mulher da alta nobreza egípcia, só nos mostra o como José decidiu, repito, DECIDIU não se contaminar. Ele recebe diversas investidas da mulher, até que ela o agarra pela capa e o chama mais uma vez para deitar-se com ela. O texto deixa bem claro que não havia ninguém na casa além deles, todos os outros servos haviam saído. Se o medo de José fosse ‘ser pego’, essa seria a oportunidade. Mas o temor de José era ofender a Deus e não ser pego. E Deus estava lá. Por isso ele deixa a capa para trás, e foge correndo. José nos ensina que com pecado não se brinca. Não se vê até onde vai. Não se flerta com o pecado. De pecado se foge! Sai correndo! Deixa tudo pra trás e corre!!! Flertar com o pecado é afronta a Deus. Deus é SANTO, SANTO, SANTO. Não se brinca com santidade. Certamente, se José tivesse ficado mais um pouco ali, ele cairía no pecado, e seu destino seria diferente. Pureza e prudência andam juntas, andam de mãos dadas. Para que a pureza seja mantida, é necessária a prudência. E esta, embeleza a pureza. José pagou um preço alto por não ceder. Foi acusado injustamente de estupro pela perversa mulher de Potifar. Foi preso por um crime que não tinha cometido. Mas perante Deus, que era quem realmente importava, ele era irrepreensível, inculpável. “para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,” Filipenses 2:15 Para os meus colegas adolescentes, meu conselho é seguirmos o exemplo de José: viu o pecado? CORRE! Sempre que o inimigo vier com uma tentação, sai correndo e cantando: MANDA ESSE TRECO DE VOLTA SE NÃO O BICHO PEGAAAAAA!!
(Essa música é do desenho da Disney Pixar- Monstros S.A) Brincadeiras a parte, que possamos agir com prudência, para que nossa pureza permaneça. Pureza é sinônimo de santidade. Santidade é agradável a Deus. Deus abençoe!!
Ana Elisa
Deixe um comentário