“Amizades- alianças de vida ou laços de morte?” Parte 1
Reflexões de uma filha adolescente “Amizades- alianças de vida ou laços de morte?” Parte 1
Seguindo nossa sequência de personagens bíblicos, vamos falar hoje sobre Roboão!!! Roboão não era um adolescente nem um jovem quando sua história é narrada, ele tinha 41 anos- “Tinha 41 anos de idade quando começou a reinar e reinou 17 anos em Jerusalém, […]” Porém, sua atitude absurdamente pueril traz ele para nossa conversa.
Filho do Rei Salomão com Naamá, a amonita, Roboão se torna o 4° rei de Israel. Após um período de cerca de 120 anos de monarquia unida, vem Roboão. A Bíblia relata tanto em 1° Reis 12 como em 2° Crônicas 10, que o povo de Israel vem até Roboão, em Siquém, guiado por Jeroboão, proclamá-lo rei sobre todo o Israel. Mas Israel tem um pedido: “Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e esse jugo pesado e nós te serviremos.” 2° Crônicas 10:4 Roboão pede ao povo 3 dias para então respondê-los. Durante esse período, Roboão fala com as autoridades de Israel, anciãos sábios que serviram ao seu pai Salomão, e estes lhe dão o conselho de agradar o povo. “Eles responderam: ‘Se hoje fores bom para esse povo, se o agradares e lhe deres resposta favorável, eles sempre serão teus servos.’ 2° Crônicas 10:7. Porém, Roboão não concorda com o conselho dos sábios, e decide procurar resposta em outro lugar: com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam.
“Os jovens que haviam crescido com ele responderam: ‘A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós jugo pesado, torna-o mais leve’- dize: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai. Pois bem, meu pai impôs a vocês um jugo pesado, eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes, eu os castigarei com chicotes pontiagudos.” 2° Crônicas 10:10-11 Para sua ruína, Roboão segue o conselho dos jovens. Assim, do reino de 12 tribos, ele perde 10!!!! Roboão tenta enviar um mensageiro, Adonirão, chefe do trabalho forçado, porém Israel o apedreja até a morte. Então, ele tenta reconquistar as tribos com exércitos, porém o próprio Deus o avisa, por meio de Semaías, a não sair a guerra contra seus irmãos, pois o Senhor havia feito isso. A obstinação de Roboão não para – em perder a maior parte de seu reino. Roboão ainda se desvia do caminho e seu reinado é reprovado pelo Senhor. MEU DEUS!! Como é alto o preço da imprudência e da obstinação!!!! É claro que a divisão do reino foi anunciada pelo próprio Deus já a Salomão por sua idolatria. Porém, certamente seria diferente para Roboão se seu coração fosse como o de seu avô Davi, e não obstinado como era. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.”Provérbios 16:18
Assim como foi com Roboão, amizades podem nos destruir. Assim como podem ser alianças de vida – que nos levam para perto de Deus, podem ser laços de morte – que nos aproximam de nossa própria destruição. Como isso é sério!!!!! Roboão preferiu o conselho de seus amigos de infância ao conselho dos sábios.
E muitas vezes, nós fazemos isso. Preferimos o conselho de amigos, primos, vizinhos, etc, ao conselho de nossa liderança, de nossos pais, e principalmente, da Palavra de Deus, a Bíblia.
Meu convite aos meus colegas adolescentes hoje é: vamos filtrar aquilo que ouvimos?Não podemos impedir que um pássaro passe sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que ele faça ninhos!!! Nossos ouvidos são uma janela espiritual, pela qual entra tanto benção como maldição. Tanto santo como profano. As pessoas passam – e nós também passamos – demônios através da fala. Os 5 sentidos são entradas para demônios, hoje porém vou me ater ao que ouvimos, e a QUEM ouvimos.
Seguindo os preceitos da Palavra de Deus, recebemos renovo e somos cheios do Espírito Santo de Deus. E aí? Qual escolheremos? Não sejamos imaturos… Decisões sábias são bênção para nós e para os que nos cercam … Decisões tolas – além de nos destruírem- afetarão muitos ao nosso redor… “dividirão reinos!” É prudente refletir sobre esse assunto… Obrigada por ler até aqui.
Deus abençoe
Ana Elisa
Deixe um comentário