“Adolescência descabeçada vs Pais como prumo”


Reflexões de uma filha adolescente!

“Adolescência descabeçada vs Pais como prumo”

Bom dia Inabaláveis. Tudo bem com vocês? Vamos falar sobre adolescência? A adolescência é aquela fase de total incerteza, constantes mudanças, etc. É normal o adolescente ter a cabeça confusa. As crises de identidade frequentes, apresentadas por fases igualmente imaturas e diametralmente opostas: fundo do poço e em cima do lustre. Comigo não é diferente! Me lembro de estar no fundo do poço, sem nenhum amor próprio e nenhuma autoestima, me achando um lixo, e na semana seguinte estar “morando” em cima do lustre.

Autoestima exagerada, visão totalmente distorcida sobre mim, aos extremos. É mais do que normal nós adolescentes termos essas fases e ocilarmos nelas constantemente… Somos os imaturos da história! Estamos em formação… (alguns em DEFORMAÇÃO, é bem verdade) … É nesse ponto onde a constância madura dos nossos papais e mamães entra em ação… Me lembro de que, quando estava no fundo do poço, minha mãe foi lá, estendeu a mão e me tirou dali, me ajudando a reconstruir minha autoestima e auto-imagem. Me ajudou a me amar e a valorizar meus pontos fortes … e quanto aos pontos fracos – reconhece-los, aprender com eles e supera-los, quando for o caso.

Posso falar mais sobre isso depois para não perder o foco hoje, mas resumidamente, minha mãe me ensinou que aceitar “certas limitações” é libertador… ninguém é bom em tudo, isso nos faz dependentes uns dos outros e empáticos também. Voltando ao ponto – me lembro de vezes também onde minha mãe não apenas me jogou do lustre… literalmente ME QUICOU de lá rs E como isso foi importante! O prumo serve para endireitar a obra, mantê-la reta, para que no futuro, não haja problemas na edificação. Nós, adolescentes, estamos em construção. Se nossos ‘papais e mamães’ não forem nosso prumo, mantendo a nossa base reta, num futuro bem próximo, a gente desaba. Por isso, minha reflexão de filha hoje é também um pedido: Pais, precisamos de vocês!!! Por favor, nos tirem do fundo do poço e nos quiquem de cima do lustre!

Obrigada pela humildade em ler meu texto, obrigada pela atenção. Deus abençoe, Ana Elisa Milesi.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *